segunda-feira, 25 de julho de 2011

Lista de Compras Permanente

Ir ao supermercado sem uma lista de compras não é uma boa ideia porque podemos esquecer algum item ou comprar itens desnecessários por impulso. Além disso, o processo de compra fica bem mais lento, afinal temos que pensar naquele momento o que vamos levar. Por isso na minha casa sempre usamos uma lista de compras permanente.

Você deve estar pensando “Mas qual a diferença entre uma lista de compras comum e a permanente?”. A diferença é que a lista convencional tem que ser criada todas as vezes que se vai ao supermercado, por outro lado, a permanente é criada apenas uma. Levando em conta os produtos que a família consome habitualmente, é criada uma lista base. Depois de criada, basta imprimir cópias e quando for ao supermercado, marcar o que vai ser comprado.

Dessa forma, além de nos ajudar na hora da compra, pois nos direciona exatamente ao que precisamos comprar, a lista de compras permanente é ótima para checar com agilidade o que está faltando. Na lista também existem alguns campos em branco para adicionar manualmente produtos que compramos com menor frequência.

Abaixo eu te conto como eu criei a minha e como ela é utilizada. No final do artigo, faça o download da planilha e crie a sua também
.

Criando a lista

Para elaborar a primeira versão da minha lista, verifiquei todos os estoques da minha casa (geladeira, despensa, área de serviço...) e anotei em uma folha de papel os itens que compramos regularmente. De posse desses dados, criei um arquivo no Excel separando os itens por grupos de acordo com a posição dos itens no supermercado (higiene pessoal, limpeza/ cozinha, alimentos...). Criei também um grupo chamado "Outros" para anotar itens extras. Copiei a lista no máximo de tabelas possível para aproveitar o papel, imprimi algumas cópias em folha de rascunho e pronto.

Minha Lista de Compras Permanente

Usando a lista

Deixo sempre uma cópia pregada com um imã na geladeira, assim vamos marcando os itens à medida que acabam. Quando chega a hora da compra do mês, pegamos a mesma lista como guia e verificamos o que mais está faltando. Daí é só ir ao supermercado e rapidinho terminamos aquela "coisa chata". Viva!

Download Gratuito

Faça o download da planilha abaixo e crie também a sua lista de compras permanente.

Planilha (.xls)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são respondidos aqui. Volte para ver a resposta ou selecione a caixinha "Notifique-me" para receber notificação de novos comentários por e-mail. Ah! E não se esqueça de preencher o campo com seu e-mail correto! Obrigada por comentar! =o)

Postar um comentário